terça-feira, 29 de abril de 2008

Web 2.0 - Experiência rica do usário



A Web 2.0 é o termo dado para definir as características que a Web vem adquirindo.Nesse novo campo o usuário ganha uma relevância até então não declarada. Compartilha músicas, edita textos, cria blogs, divulga fotos e vídeos, utiliza o auto-serviço.

Assim funciona a arquitetura de participação, em que os usuários recebem confiança e espaço para que possam interagir de maneira mais efetiva no meio virtual. Isso porque, percebeu-se que seria muito mais produtivo ter os usuários como aliados, do que como meros espectadores, uma vez que estes podem também enriquecer o conteúdo da Web.

Para que isso se tornasse possível algumas mudanças aconteceram. As interfaces tiveram que ser modificadas, possibilitando facilidade na editoração e produção de conteúdo. As barreiras de restrições diminuiram e os softwares viraram serviços de beta contínuo (constante desenvolvimento e apromoramento, sem necessidade de lançamento).

Rede coorportativa, como pode-se atribuir a Web 2.0, trouxe o usuário como seu ponto central, pois é a chave que faz o sistema funcionar, que decide o que deve ou não ser modificado, o que faz realmente o uso da Web. Deste modo, podemos perceber que a importância de todos nós, “consumidores de serviços online”, irá cada vez mais se acentuar.



Fonte: Gabriela Steigleder