domingo, 30 de março de 2008

O que é www ?



A World Wide Web (que significa "rede de alcance mundial", em inglês; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.

O serviço WWW surgiu em 1980 como um integrador de informações, dentro do qual a grande maioria das informações disponíveis na Internet podem ser acessadas de forma simples e consistente em diferentes plataformas.

A World-Wide Web (também chamada Web ou WWW) é, em termos gerais, a interface gráfica da Internet. Ela é um sistema de informações organizado de maneira a englobar todos os outros sistemas de informação disponíveis na Internet.


Sua idéia básica é criar um mundo de informações sem fronteiras, prevendo as seguintes características:

- interface consistente;
- incorporação de um vasto conjunto de tecnologias e tipos de documentos;
- "leitura universal".

Para isso, implementa três ferramentas importantes:

- um protocolo de transmissão de dados - HTTP;
- um sistema de endereçamento próprio - URL;
- uma linguagem de marcação, para transmitir documentos formatados através da rede - HTML.

A forma padrão das informações do WWW é o hipertexto, o que permite a interligação entre diferentes documentos, possivelmente localizados em diferentes servidores, em diferentes partes do mundo. O hipertexto é codificado com a linguagem HTML (Hypertext Markup Language), que possui um conjunto de marcas de codificação que são interpretadas pelos clientes WWW (que são os browsers, como o Netscape), em diferentes plataformas.


O protocolo usado para a transferência de informações no WWW é o HTTP. O protocolo HTTP é um protocolo do nível de aplicação que possui objetividade e rapidez necessárias para suportar sistemas de informação distribuídos, cooperativos e de hipermídia. Suas principais características são:

- comunicação entre os agentes usuários e gateways, permitindo acesso a hipermídia e a diversos protocolos do mundo Internet

- obedece ao paradigma de pedido/resposta: um cliente estabelece uma conexão com um servidor e envia um pedido ao servidor, o qual o analisa e responde.
A conexão deve ser estabelecida antes de cada pedido de cliente e encerrada após a resposta.


Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web
http://penta.ufrgs.br/pesquisa/joice/cap3.html
http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/www.html

3 comentários:

Humberto S2 Natália disse...

Bom!

FaBiNhO disse...

eu posso copiar um pouquinho do seu texto e puplicar no meu blog ? a cara, por favor, dexa ! eu só vou copia um pouco !
obg

Tony disse...

Maravilha, tah tudo muito claro!