segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como usar o computador



Conhecendo a Área de Trabalho do Windows

Quando o Windows é iniciado, ele abre uma tela que é chamada Área de Trabalho: é a partir dela que você pode iniciar o seus trabalhos. Esta Área de Trabalho, que estou mostrando, é bem simples, mas quando vocês aprenderem mais um pouco, vai ser fácil criar uma nova, mostrando toda sua criatividade.

O que é ÍCONE ?

- Os Ícones são estas figurinhas que aparecem na tela do Windows. Na verdade eles são a porta de entrada para um programa, por isso, se você clicar duas vezes com o mouse sobre ele, uma janela se abrirá.

Vamos aprender a usar melhor o MOUSE no Windows

Você deve ficar com o seu dedo indicador sobre o botão esquerdo do mouse e os outros dedos você usa para a movimentação.

Existem três tipos de movimentos:

1) Um Clique para clicar sobre o Botão Iniciar.

2) Dois Cliques (estes devem ser rápidos e seguidos) - para clicar sobre um Ícone ou Pasta.

3) Arrastar - coloque o mouse sobre o Ícone ou Pasta e arraste para a posição desejada. Mais tarde aprenderemos só o botão direito do mouse.

Obs. Se você for canhoto, peça para mudarem a configuração do seu mouse.

Conhecendo o Windows

O computador não funciona sozinho. Ele é simplesmente uma máquina, não pensa, só realiza as tarefas que mandamos (ordenamos).

São necessários três elementos para seu funcionamento:

1) O próprio computador;
2) um usuário, ou seja, uma pessoa para dar as instruções necessárias;
3) programas, como o Windows, os jogos e outros mais.

Classificamos estes três elementos da seguinte forma:

• O computador e seus componentes são chamados de HARDWARE, termo em inglês que significa hard (duro) e ware (peça), que, na verdade, quer dizer equipamentos, tudo que podemos tocar, como o monitor, o teclado, o gabinete, a impressora, etc.

• As pessoas que utilizam o computador são chamadas de PEOPLEWARE, que quer dizer people (pessoa) e ware (peça).

• Os programas são conhecidos como SOFTWARE, que quer dizer soft (leve) e ware (peça). Nós não conseguimos tocar, ter um contato físico com o software.

• Exemplo de Programas: o seu sistema operacional, o Windows e os seus jogos.

ÍCONES

São aquelas figurinhas que aparecem logo na primeira tela do Windows e temos que clicar com o mouse sobre elas para iniciar uma tarefa.

- Quando clicamos duas vezes sobre um Ícone, sempre aparecerá uma janela. Vamos aprender agora como trabalhar com janelas.

Trabalhando com Janelas



Maximizando uma Janela - Depois de abrir uma janela, você pode ampliá-la para ocupar toda a tela. Com isso, será mais fácil trabalhar, pois a visualização será muito melhor. Use então o Botão Maximizar ou clique nos quadradinhos que fica entre o fechar a tela e o minimizar.

Restaurando uma Janela - Se você quiser voltar uma janela ao tamanho normal (o que estava antes), você pode usar o Botão Restaurar.

Minimizando uma Janela - Quando você estiver trabalhando bem com os recursos do Windows, com certeza vai querer usar mais de uma janela ao mesmo tempo. Para isso, é necessário usar o Botão Minimizar; com ele você pode ocultar (diminuir) uma janela, sem fechá-la, e abrir outra. para voltar o tamanho normal da janela, dê um clique na Barra de Tarefas, no nome da janela desejada.

Neste exemplo, olhando a Barra de Tarefas (na parte de baixo da Área de Trabalho), vemos que duas janelas estão abertas, porém minimizadas. Para voltar a uma delas basta clicar com o mouse na janela (tarefa) desejada.

Movendo uma Janela - Para mover uma Janela de um lugar para outro é só clicar com o botão esquerdo do mouse na Barra de Título, continuar com o mouse pressionado e arrastar a janela até o local desejado.

Fechando um janela - Quando terminar seu trabalho, é hora de fechar a janela. Então clique no Botão Fechar.

8 comentários:

Simone Teixeira disse...

Olá Cybele!

Estou encantada com seus blogs este é formidável. Dá para utilizar em aulas de iniciantes em computadores e internet. Bastante útil. Parabéns.

Beijos

Simone Teixeira

Unknown disse...

Oi Cybele,

Parabéns, adorei, vou colocar em meu blog, achei importante para muitas dúvidas que temos,

abraços,

Veneza

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi Cy!

Adorei esse seu blog, repleto de informações sobre o cyberespaço. Já virei fã como já sou do Educar Já! Aproveito para convidá-la a conhecer o meu novo espaço o Ne quid Nimis (www.nequidnimis.wordpress.com) um espaço sobre arte música reflexões poéticas e eventos.

Um abraço fraterno

Semíramis

Jenny Horta disse...

Idéia genial Cybele! Quantas vezes ouvimos novos termos no dia a dia e não fazemos a menor idéia do que significam...
Vou linkar no meu blog tambem!
bjs

irineu xavier cotrim disse...

paciencia deve ser o seu sobrenome

Unknown disse...

Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”

raissa disse...

muito importante esse curso,pois recicla os conhencimentos,que já temos na informática básica.
parabéns!

Júnior Greezy disse...

Adorei fiquei muito esclarecido.